sábado, 23 de abril de 2022

Comte e o positivismo

 O positivismo foi um movimento filosófico surgido no século XIX que defendia fortemente o uso de métodos científicos baseados na experimentação como única forma de proporcionar o verdadeiro conhecimento da sociedade. Auguste Comte, o filósofo francês, é considerado o pai do positivismo.


O positivismo é uma filosofia que interpreta o universo social com a intenção de buscar as leis imutáveis ​​que regem a sociedade. Essa "física social", inspirada nas leis da natureza, foi desenvolvida durante a Revolução Industrial e o Iluminismo. Assim, sua principal fonte de defesa para o argumento foi que o conhecimento produzido pela ciência é o melhor tipo de conhecimento para identificar problemas sociais.


Segundo a teoria de Comte, a ciência social deve ser rigorosa, visando dotar a sociologia de características científicas universalmente válidas, sempre baseadas em experimentos, para explicar corretamente os fenômenos sociais. Todas essas buscas de conhecimento são para ordem e progresso. Para tanto, deixou de lado o bom senso e o conhecimento religioso, apoiando-se inteiramente na ciência.


No Brasil o positivismo só ganhou força no final do século XIX e início do século XX, quando as ideias de Comte foram exploradas por pensadores brasileiros e levaram à instauração da República brasileira. O lema "Ordem e Progresso" na bandeira brasileira não é sem razão, referindo-se à concepção de mundo, ciência e sociedade de Comte.


Giovanna Cayres - noturno 

Nenhum comentário:

Postar um comentário