domingo, 3 de abril de 2022

A necessidade de uma base experimental para a sociedade


Apesar de não ser recente, apenas com as filosofias de Descartes e de Francis Bacon sobre a teoria do conhecimento através da sistematização do método que se obteve um avanço na construção de um método científico. Estes que apresentam divergências sobre o método, sendo o Descartes baseado no uso da racionalidade, ignorando os sentidos e utilizando da razão para julgar as verdades e as mentiras, enquanto o Bacon inicia com o pensamento do Empirismo, no qual a fundamentação do conhecimento é dada na formulação de hipóteses e na experimentação destas. 

Assim, entende-se uma evolução na fundamentação do conhecimento, saindo da teoria racionalista de Platão, passando por uma evolução dessa em Descartes e indo até o empirismo de Bacon, no qual o conhecimento é fruto de várias experimentações. Mas, mesmo após anos dessas visões de conhecimento, nos encontramos em uma situação na qual a validação do conhecimento obtido é questionada, baseando esses novos conhecimentos no senso comum. 

Desse modo, ideias anti-vacinas, contrárias ao isolamento social e contrárias ao uso de máscaras se perpetuam, questionando os métodos de pesquisa já instaurados e debatidos a anos por filósofos, e usando das ideias e do raciocínio em cima do senso comum para validar e estruturar seu conhecimento, criando uma sociedade, na qual a principal fonte de informações são conclusões que não podem ser definitivas para a formação teórica de uma sociedade. 

Dessa forma, podemos concluir que apesar de toda a argumentação acadêmica e do método cientifico para a obtenção do conhecimento, muitas pessoas são iludidas pela visão de mundo daqueles que usam o raciocínio lógico, sem qualquer fundamentação experimental. Sendo assim, é nítida a necessidade de discussão desses temas, para que possamos instruir aqueles que não tem acesso ao conhecimento em nível acadêmico e fundamentar a sociedade em conhecimento experimental. 


Gabriel Goes Rosella- 1 ano de Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário