domingo, 22 de agosto de 2021

Simulação nº72580 - Planeta Terra

O recruta alienígena da espécie verde começa seu primeiro dia de trabalho após conquistar seu diploma oficial da faculdade no âmbito das pesquisas intergaláticas. Estava animado. Praticamente soltando fogos pelas mãos gosmentas. Cumprimentou todos pelo caminho da base estabelecida a ele, sempre com um sorriso largo no rosto, expondo seus dentes afiados e pontudos. No corpo, tratou-se de deixar suas escamas bem aparadas com o melhor anti ressecamento que poderia encontrar na última viagem cósmica que havia feito pelo próprio sistema solar.

        Qualquer um poderia notar a felicidade de um jovem trabalhador de longe, começando a mais nova etapa de sua vida. Pensava ansioso consigo mesmo sobre qual das possíveis realidades simuladas ele tinha sido encaminhado para estudar. Talvez os Kroogs, com suas incríveis habilidades de raciocínio, destinados a desvendar todo o sentido da vida! Ou quem sabe as Gterks, que conhecem a verdadeira noção de paz, já que nunca tiveram uma única guerra! Ou então...

        — HUMANOS?! — o anteriormente entusiasmado fecha sua expressão de imediato quando seus três olhos veem a designação de trabalho no mural do corredor. 

        Ele passa a andar em passos duros até a sala indicada no folheto, resmungando em seus pensamentos pela quebra bruta de expectativa, porque pelo que sabia da tal humanidade, era um povo cheio de desentendimentos que, em muitas das vezes, eram resolvidos na base do sangue esparramado. Pessoas passam fome e outras enfrentam a obesidade; umas não têm acesso à água nem mesmo para beber e outras esbanjam seu uso para encher piscinas quilométricas… A lista continua por páginas e mais páginas, em uma luta por recursos naturais que o próprio planeta montado forneceu. 

        — Qual é?! Mesmo com as conquistas tecnológicas, ligando a Terra em uma imensa rede de comunicação e a habilidade de construir sua própria história e pensamento, eles ainda têm uma relação desarmônica entre si com prejuízos e vínculos exploratórios. — balança a cabeça de forma incrédula, suspirando ao encarar o painel da simulação terrestre. — Alguns pensadores sociólogos até tentaram abrir os olhos do povo e quem sabe provocar alguma revolução capaz de mudança, como Karl Marx e Friedrich Engels, mas o efeito não é universal… O comunismo, por exemplo, pregando o fim da desigualdade, é motivo de “chacota”. 

        Aparentemente a luta de classes é realmente o motor da história, como Marx mesmo diz. A simulação do Projeto nº72580, o chamado planeta Terra, apenas se movimenta com ela, infelizmente.

Camila Miranda Assi

Direito - Turma XXXVIII

Período Matutino


Nenhum comentário:

Postar um comentário