domingo, 8 de agosto de 2021

Anomia educacional

 

Recebendo heranças da filosofia positivista de Auguste Comte, o francês Émile Durkheim desenvolveu seu próprio raciocínio acerca do funcionamento da sociedade na qual ele estava inserido. Para isso, utilizou-se de métodos sociológicos que possuíam como alicerce a percepção dos fatos sociais, isto é, as maneiras como os indivíduos agiam de acordo com pressões exteriores (Coerção). Assim, a visão primordial nos estudos de Durkheim está voltada para a coletividade, e sua funcionalidade deve estar em perfeito equilíbrio, ou seja, é necessário o respeito das regras, que mantém a coesão social.

            De acordo com a óptica estabelecida acima, mostra-se de suma importância o papel da Educação na sociedade durkheimiana. Isso porque a anomia- deterioração dessas regras de coesão- deve ser evitada ao máximo, logo, todos os indivíduos necessitam internalizar essas normas desde a infância, para que cresçam em perfeita harmonia com o organismo social estabelecido. Por meio dessa classificação, a filosofia do francês é conhecida como funcionalista, pois associa uma sociedade a um organismo humano, nos quais a harmonia precisa reinar para que possam continuar vivos, portanto, um simples desequilíbrio pode levar a suas desestruturações completas.

            Ademais, não somente a educação é imprescindível para a internalização dos padrões de comportamento, como também é de grande valor para a explicação das causas eficientes, isto é, a funcionalidade dos fenômenos observáveis na sociedade. Tal qual as relações entre crime e punição, uma vez que a última possui como função social a geração de uma consciência coletiva que tema cometer tal crime. Desse modo, a sociologia presente nas escolas demonstra-se de enorme valia para a existência de uma sociedade pautada nas ideias de Émile Durkheim.

            Entretanto, na realidade brasileira hodierna, esse ideal está longe de ser posto em prática. Devido ao novo projeto de implementação do novo Ensino Médio, no qual, segundo a Lei 13.415/2017, que trata da Reforma do Ensino Médio, o ensino da disciplina sociologia torna-se opção dos estados e municípios de mantê-la como obrigatória ou não. Assim, uma enorme mudança na educação brasileira é iminente, pois a educação não será homogênea em todo o país, de modo a instituir uma anomia geral, já que cada município tratará de internalizar as normas de formas distintas, resultando em um aumento nas desigualdades sociais no Brasil, que já se mostravam em níveis estratosféricos.

            É imprescindível, portanto, a percepção de que a lógica funcionalista desenvolvida pelo famoso sociólogo, Émile Durkheim propõe uma visão de sociedade pautada no coletivismo e na manutenção de valores já consolidados, tal qual o Positivismo de Auguste Comte. Contudo, Durkheim evidencia a importância da sociologia como ciência capaz de explicar os fatos sociais não apenas como soluções imediatistas, mas sim como descobridora das causas eficientes, das funções e utilidades desses fenômenos em determinadas sociedades. Dessa forma, torna-se visível que a proposição do Novo Ensino Médio brasileiro de inferiorizar a disciplina Sociologia tende a criar uma enorme anomia.

 

Matheus Granucci Burgarelli- Direito Matutino, 1° semestre

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