segunda-feira, 7 de setembro de 2020

A dominação existente na sociedade contemporânea

 Max Weber foi um dos fundadores da Sociologia, e dentro de seus estudos, aprofundou-se nas relações de poder e dominação dentro da sociedade. Desse modo, para Weber, poder é a capacidade de impor sua própria vontade ao outro, é a capacidade de transformar o comportamento e as ações alheias de acordo com seus interesses, mesmo contra toda a resistência e qualquer que seja o fundamento dessa probabilidade. Seja da forma que for exercido, se um sujeito tem o interesse em impor sua vontade aos outros e consegue, há uma relação de poder. 

Uma relação de poder pode encontrar indivíduos que aceitem voluntariamente essas ordens; com isso, o poder encontra legitimidade, o que lhe confere, segundo Weber, o status de dominação. Então, dominação é a probabilidade de encontrar obediência dentro de um grupo a um certo mandato. Ou seja, é a aceitação voluntária do poder. Assim, a cultura torna-se responsável pela forma de conduta dos indivíduos em determinada sociedade, e as Instituições são delineadas por ela, e surgem como forma de enquadramento das ações.  

Um exemplo de dominação dentro da sociedade, são as instituições religiosas que tentam controlar o corpo das mulheres. Sabe-se que a sociedade é patriarcal e machista, e há séculos as instituições religiosas são coniventes com essas atitudes, isso faz com que a aceitação da liberdade da mulher na sociedade seja dificultada. Um caso famoso que repercutiu no Brasil, em agosto de 2020, foi o da criança de dez anos que após ser abusada por anos pelo seu tio, engravidou, e mesmo ganhando o processo para fazer o aborto legal, sofreu pressão de grupos religiosos, que foram na clínica onde seria realizado o procedimento para chamá-la de “assassina”. Em contrapartida, outro caso ficou famoso no mesmo período foi o da pastora Flordelis, que está sendo acusada de mandar assassinar o próprio marido.  

Embora ambos os casos retratem sobre mulheres, não houve pressão social dos grupos religiosos sobre a pastora pois, para alguns deles, o controle sobre o corpo da mulher e as decisões que vão impactar na vida dela, importam mais que um assassinato, e isso configura também, a dominação existente por essas Instituições, que cobram uma atitude acerca do próximo, mas quando é alguém de dentro delas, como no caso da Flordelis, não são julgados.  



Marília Guidi Ganzella - direito noturno 


EL PAÍS. Menina de 10 anos violentada faz aborto legal, sob alarde de conservadores à porta do hospital. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2020-08-16/menina-de-10-anos-violentada-fara-aborto-legal-sob-alarde-de-conservadores-a-porta-do-hospital.html. Acesso em: 7 set. 2019




Nenhum comentário:

Postar um comentário