sábado, 5 de setembro de 2020

A Desvalorização da Ação

A sociologia compreensiva tem como um dos objetivos, o pensamento de Max Weber que visa refletir a motivação (valor) que as pessoas ou grupos levam em consideração nas suas ações sociais. Dessa maneira, observa-se a presença do valor na cultura, já que ela gera valores nos quais o ser humano não deve ultrapassar, pois está imposta em certas partes da sociedade e podemos ver ações absurdas como os comentários sobre o aborto legal que a menina de 10 anos teve que fazer no mês de agosto desse ano.

Frequentemente, ouve-se notícias sobre ataques de homens bombas nas áreas de disputa de forças militares com os extremistas do Estado Islâmico. Sendo assim, se fizermos uma análise dessa ação, veremos que um dos valores religiosos deles é morrer pela religião para garantir um lugar no paraíso. Assim, vemos também na Índia, onde religiosamente a vaca é sagrada. Porém, este valor se integrou na cultura indiana e fez com que todos daquele território olhem este animal como algo sagrado. Desse modo, podemos ver uma diferença da dimensão dos valores ao analisarmos esses dois exemplos, porque um toma uma dimensão daqueles que seguem uma religião, mas no outro foi um valor religioso que foi anexado ao cultural daquele território

No Brasil, vemos ações atuais que demonstram valores de grupos extremistas, conservadores e religiosos no país. Por exemplo, uma menina de 10 anos engravidou do homem que a estuprou por 4 anos e decidiu fazer um aborto legal da criança, pois o aborto para vítimas de estupro é previsto em lei na Constituição Federal Brasileira. Porém, esse grupo citado a cima, começou a atacá-la na internet com comentários que davam a entender que ela gostava da violência e que não tinha mais aquela inocência das crianças, não contente com ataques virtuais eles foram na frente do hospital que realizava o aborto legal e começaram a gritar para a criança “ASSASSINA!”. Dessa maneira, vemos que muitas vezes os valores de algumas pessoas podem gerar uma ação social absurda, que é prejudicial a outra pessoa ou um grupo, pois tudo que a garota fez foi algo que era permitido e mesmo assim foi atacada.

Portanto, devemos analisar situação delicadas ou que envolva outros valores de uma maneira neutra, pois se olhar com os parâmetros que fomos criados, provavelmente, será uma visão cheia de preconceitos e discriminações. Além disso, a situação da garota foi absurda, pois ela era a vítima da história e as pessoas contra o aborto fizeram com que ela se tornasse a criminosa. Dessa forma, Weber e seus ensinamentos faz com que possamos analisar todo esse processo e entendermos porque ocorre e como eles influenciam na nossa vida cotidiana.

 

 

Murilo Augusto Cremonini       1°Ano      Direito Matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário