sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Batman e o fato social

     A Sociologia passou a ser formalmente considerada como uma ciência após as contribuições do pesador francês Émile Durkheim, responsável pelo desenvolvimento de uma teoria sociológica que continua sendo estudada na atualidade. Um dos temas abordados no pensamento de Durkheim é o estudo do conceito chamado “fato social”, o qual diz respeito sobre a maneira de agir das pessoas, ele possui três características, a generalidade, ou seja, se aplica a todos, a exterioridade, logo ele está fora dos indivíduos e por fim, a coercitividade, isto é, a imposição de um certo padrão por parte da sociedade aos indivíduos que nela se encontram. Além disso, Durkheim também discorre sobre o conceito de solidariedade orgânica, que corresponde as sociedades atuais e complexas marcadas pela divisão de tarefas e tem seu funcionamento próximo ao de um organismo vivo, por isso orgânica.

    O conceito do fato social pode ser percebido não só em análises sobre a realidade, mas também em elementos artísticos, os quais não deixam de ser análises do mundo real. A exemplo disso temos o filme Batman o Cavaleiro das Trevas, que ao olhar menos atento de muitos se resume a simples trama envolvendo a fórmula quase secular dos super-heróis, do mocinho simbolizado pelo batman tentando prender o vilão, que no caso é do filme é o coringa.

     Porém, uma observação mais atenta ao que cada personagem representa, além do maniqueísmo, nos permite ver o conflito entre a as normas sociais, as quais definem qual comportamento é socialmente aceito e a partir disso o coringa é atraído para Gotham City, pois este não acredita na ordem e é incapaz de se adaptar às normas de convivência social e a cidade é o símbolo da ordem devido a presença do batman que realiza justiça com as próprias mãos. Assim, o embate analisado sobre a perspectiva de Durkheim nos permite classificar o batman como um fato social exercendo sua coercitividade sobre o coringa, pois este comete atos que não são tolerados por aquela sociedade configurando um empecilho para o funcionamento orgânico da sociedade. 



Lucas Passos Duran Netto    1ºano direito diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário