sábado, 8 de agosto de 2020

 Balbúrdia: uma perspectiva ideológica

No final do século XIX, o sociólogo francês Émile Durkheim escreveu a obra “As regras do método sociológico” com o objetivo de institucionalizar a sociologia não apenas como uma ciência, mas também como uma disciplina acadêmica. Uma das principais críticas de Durkheim em sua obra foi a análise ideológica. Ou seja, a análise que vai das ideias para as coisas e não das coisas para as ideias. De outra forma, o sociólogo criticou as análises de outros cientistas e profissionais que criaram uma teoria sem uma observação prévia e com uma perspectiva ideológica, isso é uma análise falsa da realidade. O ideal seria uma análise concreta da realidade para, assim, criar uma teoria comprovada empiricamente.

Essa crítica, mesmo que pertencente a séculos anteriores, ainda é muito utilizada na contemporaneidade. O avanço das Fake News favoreceu de modo significativo o aumento da alienação da população e a formulação de teorias sem um comprovante empírico dos argumentos utilizados para a sustentação da tese.

Em abril de 2019, por exemplo, o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub afirmou que o MEC cortaria verbas de universidades por “balbúrdias”. O ex-ministro diminuiu os repasses de verbas destinadas à educação para instituições como a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Weintraub citou como elementos de bagunça: “sem-terras e gente pelada dentro do campus”.

Esse caso, retrata de forma explícita a teoria do sociólogo Durkheim. O ex-ministro, sem conhecer e analisar a realidade das universidades públicas brasileiras (das ideias para as coisas), criou uma ideologia de que esses locais eram palcos de “balbúrdia”. Assim, diminuiu os repasses e os investimentos que são essenciais para o desenvolvimento científico do país. Entretanto, com uma análise empírica (das coisas para as ideias), é notório que essas instituições são autoras de novas ciências, do aumento do pensamento crítico, de mudanças sociais e diversos benefícios para a sociedade como um todo. 

Dessa forma, vale ressaltar a importância da teoria de Durkheim. Mesmo em séculos posteriores, pode-se aplicar seus conhecimentos e, assim, gerar análises empíricas e concretas dos fatos sociais. O distanciamento entre o analista e o objeto estudado permitiu um avanço para a sociologia que evitou um olhar partidário para a sociedade e suas especificidades e, assim, facilitou uma análise mais crítica, científica e pertencente a estudos acadêmicos. 


Fonte bibliográfica: 

KER, João. Os ataques de Weintraub às universidades da "balbúrdia". Terra. 19 fev. 2020. Seção Educação Disponivel em: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/os-ataques-de-weintraub-as-universidades-da-balburdia,c5f4988ad50a620e0cf0b0915a9272d6gcjhx8ci.html. Acesso em: 08 ago. 2020.


Julia Alves Bensi - 1º ano direito matutino


Nenhum comentário:

Postar um comentário