segunda-feira, 27 de julho de 2020

Ordem e moral restritas


Baseando-se em renomados sociólogos como Francis Bacon e René Descartes, que propunham a reforma epistemológica da Sociologia, Augusto Comte aspirava por uma vertente que cumprisse o papel de “física social” e alcançasse a hegemonia política. Entretanto, o Positivismo de Comte, não tem qualquer interesse em buscar a essência dos eventos, mas, apenas, a vinculação entre fenômenos, dessa forma, não abandonando a ordem vigente ao desenvolver o progresso.
Ademais, observa-se dessa conduta um processo guiado por um conhecimento simplista, que resiste a mudanças no pensamento social e na democratização do conhecimento, além de reprimir qualquer ação considerada anarquia intelectual e política.

Essa filosofia exerce considerável influência no Brasil até a contemporaneidade, e pode ser percebida em autores como Olavo de Carvalho. Dessa forma, observa-se em textos como “Mentiras Gays” que Carvalho tem como estratégia um discurso preconceituoso e conservador, que cumpre o papel de manutenção dos padrões de conduta moral, e consequentemente, nota-se uma deficiência na filosofia positivista. De forma paradoxal, ao ignorar a complexidade do mundo a sua volta, a ciência social positivista acaba por também se distanciar do compromisso com a verdade e cai no senso comum.

Para culminar, a luta por uma manutenção da ordem e da moral, que combate movimentos de caráter revolucionário, onde grupos minoritários são negligenciados para o benefício de poucos, não tem espaço no progresso. Os atuais protestos do movimento Black Lives Matter (vidas negras importam) nos Estados Unidos revivem a memória de diversos outros momentos de desobediência civil e protestos que se tornaram violentos devido a opressão, e a mudança criada graças a eles. Esses possuem exemplos extensos, que encobrem desde a Primavera dos Povos até a Revolta de Stonewall.

Portanto, como sociedade, é preciso atentar-se para não continuar propagando ideias e filosofias que são ferramentas de opressão e repressão. Que negligenciam e ferem grupos inteiros em prol a um progresso superficial, e apoiam de muitas formas a construções de discursos de ódio como os de Olavo de Carvalho.

Vitoria Talarico de Aguiar – Diurno

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