domingo, 15 de março de 2020

Progresso Civilizatório X Preservação Ambiental

A partir das reflexões acerca do filme “Ponto de Mutação”, percebe-se a influência do sistema econômico capitalista na mentalidade atual consumista, pois o fato da teoria filosófica mecanicista cartesiana, ainda muito presente na sociedades contemporânea, ter dividido o mundo em áreas do conhecimento não comunicantes entre si, contribuiu para a formação de uma mentalidade mais individualista em detrimento de uma coletivista. Por sua vez, isso auxiliou na sustentação do modelo capitalista e, consequentemente, sua lógica consumista, ocasionando a destruição do meio ambiente em prol de uma ideia de progresso civilizatório humano.
Com isso, evidencia-se a necessidade de uma reforma de base na educação, visto que é preciso romper com essa visão mecanicista. Deve-se incentivar o ensino de toda e qualquer disciplina que seja focando na interdisciplinaridade. Somente assim, será possível demonstrar o quanto o passado histórico, a meteorologia, a biodiversidade e até mesmo as condições físico-geográficas estão correlacionadas na formação dos vários biomas existentes no planeta Terra. Dessa forma, ao se desmatar o meio ambiente, todo um ecossistema é afetado. Logo ao se seguir o modelo proposto pela teoria mecanicista para se atingir verdades, legitima-se a degradação ambiental, pois com base em seu método sistemático de separação das disciplinas, torna-se difícil o entendimento da relação entre desmatamento e alteração climática, por exemplo.
Nesse sentido, realizar essa reforma é imprescindível para a manutenção da sustentabilidade e da preservação ambiental. Isso, pois ao ensinar-se nas escolas e no ensino superior de forma mais interdisciplinar, os cidadãos passaram a serem educados a enxergar o mundo como um conjunto de elementos interconectados indissociavelmente entre si. Com essa nova forma de compreensão da realidade, políticas públicas de preservação ambiental e sustentabilidade, bem como a preocupação para com as futuras gerações serão assuntos de maior questionamento na sociedade e, assim, será possível a instrumentalização dos princípios do direito ambiental para a população de maneira geral, tornando-as assim um outro instrumento na luta contra o desmatamento pelas grandes corporações e salvaguardando o meio ambiente.


André Luiz Gonçalves Primo - 1º Ano Direito - Matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário