domingo, 9 de junho de 2019

O Reencanto do Mundo, a partir da suscitação dos Corpos Dóceis



      A óptica weberiana acerca das ações sociais estabelece um vínculo entre os adventos da modernidade e a adoção – gradual – da lógica racional à compreensão da realidade e ao processo de determinação dos sentidos da conduta humana. Nesse sentido, Weber estrutura a tese relativa a essa transformação, em que se nota um progressivo abandono das tradições, costumes e crenças como guias que pautam o comportamento individual. A essa transição é designado - pelo sociólogo - o conceito de “Desencantamento do Mundo”, visto que a implementação do pensamento racional, no cotidiano, rompe com as pré-concepções místicas e religiosas que edificaram a vida até então.
      No entanto, a ascensão das indústrias, conjuntamente com o capital, instituiu um outro fenômeno: a massificação populacional. A partir de elementos culturais, estruturas burocráticas, métodos educacionais, peças publicitárias, e etc, surge a disciplinarização e readequação dos diversos quadrantes sociais. Cria-se, portanto, novas relações de subserviência, suscitando em traços hierárquicos inéditos, embasados nos costumes da organização social urbana e na crença da infabilidade dos regimes econômicos liberais. Aliando-se esse panorama às teorias de Foucault, a convergência das técnicas de dominação formula os Corpos Dóceis, ou seja, indivíduos desarticulados, acríticos e submetidos aos grilhões do poder. Esse procedimento, no entanto, é realizado ao longo de sua vida, com a reafirmação de determinados costumes em cada instância social: a família, a escola, a faculdade, o trabalho.
      Isso posto, a ênfase do poder sobre os corpos, manifestada sob diferentes véus, incute na sociedade um processo similar ao “Reencantamento do Mundo”. As crenças e tradições habituais, anteriormente incitadas pelo misticismo e pela religião, adquirem novo corpo e forma, perceptível na disseminação e imposição de normas comportamentais, perpassadas costumeiramente por diferentes entidades e instituições.
Caio Laprano - Primeiro Ano - Noturno

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