segunda-feira, 10 de junho de 2019

A dominação social


Para Weber a sociologia busca compreender o desenvolvimento social interpretando as ações, assim denominando a sociologia como a ciência da ação, essa possui três termos fundamentais, sendo eles: explicar, interpretar e compreender.
A ação social se organiza em relação social, forma-se uma relação social quando o sentido de cada pessoa ou de um grupo de pessoas que age, se relaciona com a atitude do outro, de modo que suas ações são conjuntamente orientadas. A regularidade da relação social pode ser apenas o resultado de um longo hábito.
Weber denomina também dois outros conceitos importantes são os de poder e de dominação. O poder é definido como a probabilidade de uma pessoa impor sua vontade a outra, mesmo contra a resistência desta. A dominação pode ser definida pela probabilidade que tem o senhor de contar com a obediência dos que “devem” obedecê-lo. A diferença entre poder e dominação está em que, no primeiro caso, a ordem não é necessariamente legítima, nem a obediência é um dever; no segundo, a obediência se fundamenta no reconhecimento, por aqueles que obedecem das ordens que lhes são dadas. As motivações da obediência permitirão construir uma tipologia da dominação.
A dominação pode acontecer em vários âmbitos e até mesmo o direito pode ser essa arma de dominação, uma vez que ele está em todas as formas de associação entre pessoas. Assim quando  se trata de observar as ações sociais o maiores detentores  de poder sempre exercem sua vontade, assim dominando os desprovidos de sabedoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário