segunda-feira, 27 de maio de 2019

O caráter como valor ético
Entende-se caráter como algo que todas as pessoas boas e dignas possuem. Entretanto, quando uma pessoa é considerada boa em seu contexto social, não necessariamente ela possui um bom caráter. 
Como é retratado por Hannah Arendt em sua obra “Banalização do mal”, mesmo quando uma pessoa está fazendo corretamente o trabalho que lhe foi designado, não necessariamente isso é algo bom para a sociedade em conjunto, como ocorria na época do nazismo. 
Nessa época, cientistas, por exemplo, eram considerados bons, pois desenvolviam diversos avanços médicos e científicos, que foram feitos as custas das vidas de outros indivíduos, ao realizarem experimentais cruéis em indivíduos que estavam presos pelo governo como judeus, negros, etc. 
Outra questão importante é que as pessoas por serem alienados não percebem que estão tendo um desvio de caráter. 
Termo trabalhado por Karl Marx, a alienação consiste em a pessoa não perceber que está sendo controlada por uma ideologia, seguindo-a sem questionar. Isso ocorre na mentalidade das diversas pessoas que mesmo seguindo as qualidades do bom trabalho acabam não seguindo as do bom caráter, uma vez que essas nem sempre coincidem. 

Giovanna da Fonseca Lopes - 1º ano Matutino 

Nenhum comentário:

Postar um comentário