terça-feira, 2 de abril de 2019

O sistema mecanicista e sua parte na ameaça Fascista.

O filme “Ponto de mutação” de Capra trás uma profunda reflexão sobre a existência e as conexões entre as coisas por meio de um dialogo entre três pessoas de esferas sociais diferentes: uma física, um político e um poeta.
Um dos pontos abordados é a critica ao Mecanicismo de Descartes, que consiste em analisar partes separadas de algo com o intuito de entendê-lo melhor como um todo. Pensamento esse que, ainda é erroneamente utilizado, já que, com o passar do tempo e as mudanças do mundo esse se faz muito mais complexo que uma máquina, não podendo ser analisado em partes individuais, pois dentro dessa complexidade um componente depende e se relaciona com o outro. Assim, da mesma forma, ao tentar resolver um problema separadamente apenas se faz possível anestesiá-lo, porque ao afinal o problema ainda continuaria a existir em suas outras partes.
Essa visão fechada com relação as conexões resulta em uma grande dificuldade em resolver problemas sociais e econômicos, que passam a se agravar, levando a descrença com relação à política e trazendo forças para movimentos populistas, nacionalistas e conservadores, que com um líder carismático de soluções simplistas e imorais remetem a um Fascismo. Esse líder, ao convencer a população do que diz a torna manipulável e doutrinada, passando a disseminar seu discurso de ódio a medida em que, como afirmou Bacon, foram confundidos pelos ídolos.
O citado Fascismo marcou o século XX, sendo um movimento contrarrevolucionário de extrema direita, que em vista a ameaça de uma revolução comunista, com uso de um nacionalismo exacerbado e um líder populista que criticava e tratava superficialmente de assuntos, como a economia, constituem um regime totalitário em meio a uma crise do sistema capitalista. Suas principais características são: natureza estatizante, pouco liberalistas, com Estados nacionalistas, corporativistas e esforçados em controlar as instituições sociais.
Ideais próximos ganham forças no Brasil recentemente como resultado de crises econômicas, do capital e de uma regressão social, que se apoiaram em um antiesquerdismo. Ideologia essa que por suas características corporativistas e o enfoque em controlar o social pode ser considerada como um Neofascismo, que apesar disso, não possui todas as principais características do regime e não vem resposta a uma ameaça concreta ao capitalismo.
Em frente à ameaça Fascista, faz-se necessário pensar em uma ciência que nos ajude a escapar, que de acordo com o filme, seria uma ciência que visasse o bem sobre o lucro e a guerra, e que abandonasse a ideia Mecanicista ao olhar as conexões entre os fatores e os problemas como um todo para tratar do que tange à sociedade.
Monica C. dos Anjos Bueno
1º ano de direito noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário