sábado, 20 de abril de 2019

O Positivismo e sua lógica excludente


Auguste Comte foi um filósofo francês, responsável por fundar a Sociologia e o Positivismo.Nasceu na França em Montpellier, no ano de 1798.Com 16 anos, em 1814, Comte  ingressou na Escola Politécnica de Paris,ocasião que teve grande influência para o direcionamento de seu pensamento.Trabalhou toda a vida intensamente na criação de uma filosofia positiva e na exigência de uma doutrina social inteiramente baseada nas ciências.
O tema pelo qual Auguste Comte dedicou grande atenção, o Positivismo ,foi um sistema cuja  proposta era de ordenar as ciências empíricas como o modelo por excelência do conhecimento humano;caracterizado pela eliminação e subordinação das especulações metafísicas ou teológicas. Comte atribuía que a ciência positiva teria sido fundada por intelectuais tais como Francis Bacon, René Descartes e Galileu.O positivismo ou comtismo possui outros aspectos além do cientifico,ele é tido como uma disposição do espírito e é concebido como  síntese filosófica.
Uma das propriedades fundamentais do positivismo consiste no vislumbramento de leis gerais da sociedade sob a perspectiva da Teoria da estática e da dinâmica sociais, que busca ordenar a sociedade através de uma abordagem científica.A estática social são as condições das quais funções dependem, são o estado atual das instituições, entre elas a família, a moral, códigos, trabalho etc;se trata da ordem social.A dinâmica consiste num movimento de avanço humano,é uma mudança harmoniosa com a ordem que possibilita a manutenção da estática.Disso deriva o lema de “ordem e progresso” , em que o progresso é interdependente da ordem.
A ordem para o positivismo é determinada por leis lógicas e pela utilidade, cada indivíduo na sociedade possui uma função a desempenhar e isso constitui sua utilidade.As leis lógicas são formadas pela normas naturais existentes, tal como a relação heterossexual que é considerada dentro da norma natural pois tem como função a procriação enquanto uma relação homossexual em que inexiste a possibilidade de procriação e apontada como anormal indo contra a ordem social e criando instabilidade nos rumos do progresso humano.
A ciência positiva influenciou muito o Brasil e ainda tem incutido no consciente e inconsciente da população o ideal de um método eficaz..Se na época em que foi criado o método positivo de se fazer ciência era visto como um grande avanço epistemológico na contemporaneidade já observa-se que a visão positivista caminha muitas vezes lado a lado com uma visão dualista e cruamente objetiva, além disso o positivismo passou a ser uma ferramenta muito utilizada pelo conservadorismo retrogrado que não admite transformações nas instituições sociais.No Brasil um forte representante desse reacionarismo é o auto intitulado filosofo Olavo de Carvalho, um pensador que escreveu diversos livros e possui uma comunidade considerável de adeptos de suas ideias conspiratórias, preconceituosas, intolerantes e de sua argumentação infundada.
Entre os livros que Carvalho escreveu se encontra “O imbecil coletivo” publicado em 1996.Nesse o autor no capítulo intitulado “Mentiras Gays” se dedica a deslegitimar a luta por igualdade de gênero e por conceber falsas premissas,nada científicas,ou seja,afirmativas sem fundamentos e sem um conhecimento organizado de modo sistemático.Em sua obra Carvalho cria uma argumentação fantasiosa e conspiratória a respeito de situação das pessoas homossexuais, ele inverte a história e demonstra que essa comunidade supostamente oprimida que luta por igualdade e direitos na verdade é a mesma que se mostrou opressora em diversos momentos históricos.Ademais,o autor interpreta que o homossexualismo nunca deverá ser visto como uma prática normal e não poderá se equiparar às relações heterossexuais.
O método positivo teve grande importância para a constituição da ciência moderna, mas apesar disso não absteve-se de falhas; um  problema da filosofia positiva que deve ser ressaltado é de que a teoria da estática e dinâmica sociais, é um mecanismo excludente que desconsidera as particularidades dos indivíduos.O infortúnio reside no fato desse sistema ser exclusivo, ao designar papeis aos indivíduos de acordo com uma finalidade concreta e puramente funcional. A exemplo,uma pessoa homossexual que não tem uma relação cuja consequência é o ato de procriar é considerada como transgressora da ordem social , não sendo tratada de maneira isonômica na sociedade.A utilização de tal  ideia por Olavo de Carvalho fica evidente num fragmento de “Mentiras gays” que diz: “As relações entre sexos diferentes não são uma opção livre, mas uma necessidade natural para todas as especies animais.Não se pode atribuir o mesmo valor para a heterossexualidade e homossexualidade, pois o primeiro é uma necessidade e o segundo desejo”.Nessa lógica um artista, um louco, alguém de gênero não binário, uma pessoa homossexual entre outras posições que fogem a tradição das instituições e consequentemente da estática, são enxergadas  ,por pessoas como Olavo de Carvalho, como ocupantes de papeis desvirtuados não necessários, verdadeiros empecilhos para o progresso e manutenção da ordem nas sociedades.

Lívia Alves Aguiar  1ºano Direito Matutino

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