domingo, 21 de abril de 2019

Mentiras Gays e o positivismo


        O positivismo é uma corrente filosófica que surgiu no início do século XIX e um dos seus maiores pensadores foi Auguste Comte. A teoria positivista busca analisar de maneira estritamente cientificamente os fenômenos do mundo. Além disso, afirma a existência de leis invariáveis que ordenam o meio social.
         Olavo de Carvalho é um professor brasileiro que encontrou, na teoria positivista, inspiração para escrever seu livro “O Imbecil Coletivo”. Dentro do volume há o texto “mentiras gays”, no qual o autor busca justificar os motivos pelos quais a homossexualidade não pode ser comparada a heterossexualidade.
         A busca pela análise estritamente científica pode levar ao equívoco ao examinar fenômenos sociais, como no texto de Olavo de Carvalho. Neste, o autor busca justificar que a heterossexualidade é superior a homossexualidade, pois aquela é, aparentemente, necessária para a manutenção da espécie humana. No entanto, isso se dá pois o professor ignora os fatores psicológicos e na tentativa cega de provar seu posicionamento, chega a justificar como a pedofilia é incentivada pela homossexualidade.
          De fato, o positivismo foi muito importante para o desenvolvimento do pensamento científico. Contudo, essa corrente pode ser mal interpretada e usada para justificar posicionamentos preconceituosos, presente em “mentiras gays”. Dessa forma, é necessário ter cuidado ao interpretar a realidade sob as perspectivas científicas, afinal, a sociedade não pode ser considerada algo estático e igual.

Beatriz Falchi Corrêa - matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário