terça-feira, 2 de abril de 2019

         Fascismo e suas expressões contemporâneas 
         Apesar de ser relativamente recente, muitos indivíduos não mais se recordam das barbaridades vividas na época do fascismo de Mussolini na Itália e do nazismo de Hitler na Alemanha durante os anos de 1922 e 1945. O fascismo, vivenciado nessa época, é uma forma específica de dominação contrarrevolucionária em um estado capitalista, que durante anos matou milhares de pessoas durante esses governos. Porém, mesmo sendo, uma das maiores atrocidades vivenciadas pela sociedade mundial, novas virtudes neofascistas estão se espalhando pelo Brasil e pelo mundo. 
     Influenciada por um discurso extremamente fascista, a nação brasileira contemporânea se encontra representada por um chefe de estado, que assim como ocorreu na Itália e na Alemanha antiga, conseguiu convencer as pessoas que sua oposição era uma ameaça comunista. Desta forma, mesmo possuindo um caráter fascista, Jair Bolsonaro é o atual presidente da República Brasileira. 
Essas questões sobre o fascismo dos anos 20, que influenciaram a situação atual vivida no Brasil e no mundo, são discutidas no filme Ponto de mutação do diretor Bernt Amadeus Capra. 
     O filme trata da história de um político liberal, que se encontra em crise, quando decide fugir da realidade em que se encontra e passar alguns dias em uma fortaleza antiga com um amigo poeta. Lá eles conhecem uma cientista que está passando pelos mesmos paradigmas, gerando diversas discussões sobre ciência, política e filosofia, problematizando e criticando o fascismo que destruiu e segue destruindo diversas vidas. 
Giovanna da Fonseca Lopes - 1º ano Direito Matutino 

Nenhum comentário:

Postar um comentário