quinta-feira, 28 de março de 2019

Ouroboros

Clack, Clack, clak, clak, clak, clak, clak, clak...
Vai andando de bicicleta,
Andando sem rumo.
Ou melhor, com rumo ainda incerto...
Cada pedalada é uma nova experiência, um novo aprendizado, uma nova vida.
Qual seu destino? Ainda em busca? Sempre em busca!
Chega em uma bifurcação, direita ou esquerda? Meia volta?
Fica a dúvida.
E esta nunca se vai,
Mesmo após a decisão tomada.
A incerteza paira, mesmo sem ser vista com frequência, até que uma nova venha tomar seu lugar.
É assim, enquanto a roda ainda girar, a vida acaba de (re)começar.

Em uma sociedade na qual somos induzidos a percorrer o caminho aparentemente mais fácil, o do senso comum, Descartes e Bacon trazem, desde o século XVII um maneira de aprendizagem diferente do estilo tradicional, um tanto quanto inovadora, até mesmo atualmente. Com a ciência moderna e seus métodos é possível buscar cada vez mais inovações nunca antes imaginadas, redesignificar a vida humana, melhorar o bem estar do homem, e buscar uma clareza e iluminação no saber.
Muito embora essa ciência esteja presente em nossas vidas, contantemente é possível observar que ela não está completamente intrínseca ao  ser homem e seu cotidiano. O preconceito e racismo continua a ser um dos piores maus da sociedade, sendo que esse está ligado à formação do indivíduo, e ainda que existam lutas à séculos, a situação não se modificou de fato. Esse cenário se traduz em momentos corriqueiros nos quais, pessoas de pele mais escura necessitam ter o dobro de cuidado com suas atitudes, enquanto diversos outros de diferente tonalidade saiam impunes mesmo que cometendo algo ilícito.
Para a quebra deste paradigma pregado em nossas mentes, é necessário reiterar frequentemente a história de cada povo, sem estes serem estigmatizados, sem a formação de ídolos, refutando o senso comum e exaltando diferenças, sem demonstra-las como anormais. Dessa maneira, o principal intuito dos pensadores, se resume em formar uma ciência que tenha o como objetivo o bem do homem, e sua melhor forma de vida, mirando fins práticos para a humanidade e seu desenvolvimento.


Sofia Ferrari do Valle
1° ano Direito Matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário