quinta-feira, 28 de março de 2019

A dificuldade de lutar contra a ignorância e o racismo

   As duas tirinhas feita pelo ilustrador Alexandre Beck abordam o racismo presente na sociedade atual. Um garoto branco, indignado com a necessidade de andar com uma nota fiscal e despreocupado em correr em público sem preocupações , demonstram o privilégio da população branca em relação aos indivíduos negros, representados na tirinha pelo Camilo, que acostumado com as abordagens policias, prontamente apresenta a nota fiscal e evita correr devido a presença de um policial.
   O pensador e filósofo René Descartes viveu durante a Inquisição da Igreja Católica, época em que vigorava o pensamento teológico, o qual Descartes se opôs firmemente, através da sua obra ''Discurso do Método'', que critica o senso comum, exemplificado atualmente pelo racismo, cujo pensamento é desprovido da razão e do bom senso.
   O racismo decorrente na sociedade contemporânea é de origem de séculos passados.Negros eram trazidos da África para serem utilizados como mão-de-obra e eram tratados piores que animais, e quando foram libertos da escravidão, não obtiveram nenhum auxílio econômico e inserção social. Consequentemente, os negros ainda são marginalizados, tanto socialmente ,quanto economicamente. A população branca repudia e considera desnecessário diversos  movimentos negros, pois esses não passaram pela experiência da intolerância racial. Uma das frases célebres do filósofo Francis Bacon: ''Não se aprende bem, a não ser pela experiência'' demonstra exatamente uma das causas do preconceito racial : indivíduos brancos jamais passarão a discriminação que as pessoas negras passam no seu cotidiano, portanto, dificilmente compreenderão a necessidade da luta contra o racismo, ilustrada nas duas tirinhas de Alexandre Beck .


Seung Kyung Kim - 1° ano - Direito (Matutino)

Nenhum comentário:

Postar um comentário