segunda-feira, 9 de abril de 2018

Respeitar as Leis

  As questões das mazelas sociais são discutidas há muito tempo, diversos pensadores, filósofos e sociólogos debatem e debateram sobre qual seria o passado , o presente ou o futura da sociedade, quase sempre tentando entender a forma de raciocínio dos seres humanos, vivendo em sociedade ou de sua natureza selvagem. Fato que pode ser encarado como irônico, uma vez que esses estudiosos pesquisam tanto a questão natural do ser humanos, mas estão sempre todos tão presos á regras e leis impostas por essas mesmas sociedades que eles tentam entender. Tirando muitas vezes o olhar do individuo e o colocando sobre a sociedade como um todo a exemplo de Durkheim.
  Em todas as sociedades conhecidas existem um conjunto de leis para manter a ordem, na maioria deles, uma constituição, assim como no Brasil. Constituição essa que seria o conjunto de regras com maior peso e assim tendo de ser a que é mais respeitada por todos os membros da nação, independentemente do seu cargo ou "nível social" (uma vez que em uma sociedade onde todos deveriam ser iguais, não deveria existir "níveis"). Mas a que ponto essa constituição e essa igualidade são respeitadas ou tentam manter o pensamento de restituição seguindo a lógica positivista ?
  A ciência jurídica se vale por interpretações, portanto não há um julgamento certo ou errado, entretanto, o comprimento das leis e a sua interpretação depende dos seus agentes, que infelizmente nem sempre são bem intencionados. Fato que pode faze-los colocassem acima até mesmo das leis que deveriam ser respeitadas por eles, colocando suas vontades pessoais sobre estas. Como por exemplo, passar por cima da Constituição de um país e prender um homem com transito injulgado, fato que segundo muitos juristas de renome é completamente abominável, uma vez a lei não permite a prisão sem que todo o tramite jurídico seja julgado e condenado, como consta no artigo 5º § 57. Usando ainda do suposto clamor popular para que se cumpra a lei, baseada em uma interpretação influenciada, talvez por esse sentimento de grandeza de atropelar a lei. O nível de manipulação das leis, regras e da população a qual se submete a essa posição é algo que quem sabe um dia possa ser entendida por algum estudioso, mas por hora é difícil até de explicar como fatos tão desrespeitosos as regras criadas por nós mesmos estão acontecendo com a desculpa de evitar a anomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário