segunda-feira, 19 de março de 2018

Positivismo e o Fantatismo na modernidade

 O positivismo é uma teoria criada por Augusto Comte que buscava o máximo progresso baseado no afastamento de vícios e pré-conceitos. Na atualidade, mostra-se muito pertinente relacionar o método positivista com a emergência de fanatismos e o fortalecimento de correntes extremistas na atualidade. A exemplo dos extremismos, destacam-se a eleição do presidente dos Estados Unidos Donald Trump, o fortalecimento de Marine Le Pen na França e na Holanda de Geert Wilders, mostrando o quanto a atualidade se mostra tomada por vícios e preconceitos devido à  falta de representabilidade da atualidade.
   Além disso, é importante salientar a falta que faz a não execução do método positivista no cenário político atual caótico, pois os movimentos extremistas e que abalam os direitos humanos de alguma forma emergem com base em preconceitos e ignorâncias da população que não se propõem a avaliar de modo imparcial as diversas problemáticas de hoje em dia.

   Dessa forma, aparenta necessário que as escolas deem uma relevância maior no ensino do método positivista e forme cidadãos conscientes que busquem ideais próprios que escapem de vícios e pré-conceitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário