domingo, 13 de agosto de 2017

Positivismo na educação

Augusto Comte foi um filósofo francês considerado pioneiro no estabelecimento do Positivismo, corrente de pensamento a qual é considerada como o amadurecimento máximo do espírito humano. Esta perspectiva de evolução está relacionada, segundo o estudioso, às etapas pelas quais a humanidade passou durante sua história. Tais etapas são divididas em três, originado as fases: Teológica, Metafísica e Positiva.
Em determinada passagem de sua obra, Auguste Comte ressalta como um dos pontos para se atingir o Estado Positivo a necessidade de se implementar uma reforma na educação, com o intuito de romper com o isolamento das ciências. Apesar de breve, tal observação serve com substrato para algumas avaliações acerca do arranjo educacional brasileiro atual.
Atualmente, podemos notar uma clara presença do pensamento positiva no sistema de ensino brasileiro. A organização das carteiras em fileiras, a valorização da área de exatas, o desprezo pelas artes cênicas e música etc. são indícios de um método pautado no desenvolvimento industrial.  Porém, esse conhecimento mecanicista pautado na ordem e progresso não desperta um pensamento crítico e racional. A filosofia, que Comte criticou em sua obra, possui uma importância muito grande para o desenvolvimento do pensamento racional que, de alguma forma, contribui também para o desenvolvimento da sociedade.


Victor Sawada 1º Ano Direito Noturno

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