Este é um espaço para as discussões da disciplina de Sociologia Geral e Jurídica do curso de Direito da UNESP/Franca. É um espaço dedicado à iniciação à "ciência da sociedade". Os textos e visões de mundo aqui presentes não representam a opinião do professor da disciplina e coordenador do blog. Refletem, com efeito, a diversidade de opiniões que devem caracterizar o "fazer científico" e a Universidade. (Coordenação: Prof. Dr. Agnaldo de Sousa Barbosa)
terça-feira, 23 de agosto de 2016
A teoria de Marx e Engels.
Dois grandes filósofos, Marx e Engels dissertaram em suas obras acerca do socialismo, para ambos o socialismo utópico é frágil, depende da vontade dos homens, e não remete ao mundo real, porque a burguesia não vai abdicar dos seus privilégios em favor do bem comum, assim através do método dialético, chamado de materialismo dialético, que supõem que os acontecimentos e os fatos estão todos ligados, que a natureza não é imóvel e estável e sim sujeita a constantes mudanças, e que tem a ciência como sua base para desenvolver o pensamento, ambos cientistas desenvolvem o socialismo cientifico. Essa nova teoria, o socialismo cientifico fala sobre a luta de classes, que rege as relações entre as pessoas em toda a história da humanidade, sobre a mais valia que representa a diferença ente o salário do proletariado e o que ele realmente produz, o que ele produz em valor é muito maior que o seu salário, e é dessa diferença que os donos dos meios de produção obtêm seu lucro, para Marx e Engels também o socialismo cientifico pode rompes com a vigência do capitalismo
o que nos levara a um mundo melhor.
Em uma de suas obras mais importantes, o Manifesto Comunista os autores fazem críticas ao sistema capitalista, assim como ao seus meios de produção e sobre a relação entre as pessoas dentro da sociedade, analisam a evolução histórica das relações humanas, defendem a liberdade econômica e claramente defendem o comunismo, a forma de sociedade mais justa que poderá existir, na visão desses dois sociólogos. Um filme que representa muito bem as ideias do manifesto comunista é: Tempos Modernos, de Charles Chaplin".
Outro ponto em destaque é o fato da influência das teorias de Engels e Marx ao longo da historia humana, nações como a Rússia, China, Coréia no Norte e Cuba basearam suas leis, costumes e lutas nessa teoria, e até hoje elas repercutem no cenário mundial, por exemplo apenas á cerca de 1 ano que cuba abriu sua porta para comercializar com outros países, e eles estão fazendo acordo a respeito disso. Tanto jovens em faculdades, quanto governadores de países pensam e falam acerca da influência do pensamento socialista pra construção do mundo que conhecemos hoje, em países como Cuba até um ano atrás e Coreia do Norte, atualmente esse pensamento fundamento todas as relações econômicas, politicas e sociais de suas sociedade.
Isabela G. Heuberger - 1° Ano Noturno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário