Este é um espaço para as discussões da disciplina de Sociologia Geral e Jurídica do curso de Direito da UNESP/Franca. É um espaço dedicado à iniciação à "ciência da sociedade". Os textos e visões de mundo aqui presentes não representam a opinião do professor da disciplina e coordenador do blog. Refletem, com efeito, a diversidade de opiniões que devem caracterizar o "fazer científico" e a Universidade. (Coordenação: Prof. Dr. Agnaldo de Sousa Barbosa)
domingo, 20 de março de 2016
Francis Bacon: Controle a Natureza
O filósofo Fancis Bacon em sua obra "Novum Organum"enunciava a necessidade do homem em conhecer a natureza e suas leis antes de tentar dominá-la pois segundo ele "A natureza supera em muito,em complexidade,os sentidos e o intelecto".No entanto para Bacon essa dominação a natureza somente poderia ocorrer se o homem se desvincula-se dos métodos aristotélicos dedutivos e tradicionais e passasse a conhecer o ambiente através das experiencias,dos testes,das observações.Dessa forma ele almejava que a natureza e seus fenômenos fossem totalmente convertidos a vontade humana.
Contrario a isso o vício do ser humano de acreditar deter o controle da Terra e da natureza pela ciência é responsável pelo atual estagio de desequilíbrio ambiental.Uma vez que o poder da ciência e de suas grandes criações se choca com os limites suportados pela natureza.
Muitos foram os avanços proporcionados pela obra de Bacon,que ofereceu um método para o desenvolvimento do progresso do conhecimento técnico e científico da sociedade moderna,o estudo a partir da experiencia.Mas a sua vontade de vencer a natureza não pode e não poderá ser realizada pois apesar da ciência e suas tecnologias a natureza não se submete e nem se curva ao homem,pois como afirmado pelo próprio Bacon "O homem interpreta a natureza,mas não sabe a verdade sobre ela".
Jéssica Xavier Pereira 1 ano noturno
Nenhum comentário:
Postar um comentário