quinta-feira, 14 de maio de 2015

Gradação dos Métodos

     Augusto Comte, filósofo francês, defendia o emprego de três métodos de filosofar durante as investigações feitas pelo espírito humano. O primeiro seria o estágio teológico que defende a atuação direta de agentes sobrenaturais na produção dos fenômenos de modo a explicar as adversidades presentes no universo. Em seguida, vem o método metafísico que, basicamente, seria uma simples mudança no estado antecedente. Por fim, o pensador afirmou que o método positivo explica que a conexão feita entre os vários fenômenos particulares e alguns fatos gerais como esclarecimento do real.
    Simploriamente, pode-se relacionar os estágios propostos por Comte com a divisão do ensino desde a infância à vida adulta uma vez que o primeiro método é considerado o ponto inicial da investigação sendo essencial ao desenvolvimento da inteligência humana, o segundo método serviria como uma fase de transição e o terceiro método seria seu estado fixo e definitivo. Desta forma, há uma analogia entre o primeiro estágio e os Ensinos Infantil e Fundamental visto que ambos servem como uma iniciação do homem; no caso, do filósofo; ou do estudante; no caso, da escola; ao pensamento científico e ao estudo do universo e suas particularidades.
     Enquanto que o segundo estágio corresponderia ao Ensino Médio dado que ambos são considerados um período de trânsito entre uma fase de maturação intelectual e ingresso no pensamento científico. Por último, o terceiro estágio pode ser considerado equivalente, com ressalvas, ao Ensino Superior posto que ambos apresentam um maior acúmulo de conhecimentos pautados pela razão.
     Logo, percebe-se que os métodos propostos por Comte que seriam empregados pelo espírito humano em todas as suas investigação formam uma gradação em que a partir do desenvolvimento do pensamento, avança-se um estágio até alcançar o último estado considerado o ideal.


Camila Migotto Dourado
1º ano Direito - Diurno

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