segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Na Grécia antiga a maioria das decisões político-sociais eram tomadas no espaço público da ágora,lá por meio de discussões e debates inteligíveis chegava-se a um consenso, o qual deveria garantir o bem comum.
A Dialética pode ser definida como a "arte do diálogo",ou seja, uma discussão na qual há contraposição de ideias, em que uma tese é defendida e logo em seguida sua antítese é apresentada. Logo, é uma espécie de debate,sendo concomitantemente,uma discussão análoga à aquela que ocorria na ágora grega. Dessa forma, o nascimento da Dialética foi dado nesse momento histórico e desenvolvido ao longo do tempo por alguns teóricos. 
Para o idealista Platão só com o uso dela era possível se alcançar um conhecimento puro. Posteriormente, Hegel a define como algo em movimento que seguiria o percurso: inicialmente nasce uma tese, em seguida sua antítese, a superação das contradições faz surgir a síntese. O autor utilizava essa linha de pensamento, a fim de entender a realidades e os diferentes momentos da história humana. Finalmente, Marx usa este mesmo caminho, realizando algumas mudanças na concepção de dialética hegeliana, voltando sua atenção para as lutas de classes, as quais foram geradas pela disparidade nascente do capitalismo selvagem, dessa forma, surge o materialismo dialético, o qual retrata que a realidade é contraditória ao pensamento dialético, para superar tais contradições é necessário compreendê-las, com a intenção de transpô-las por meio do uso da dialética.
Como o Direito é um instrumento usado para a manutenção da ordem social, a fim de não permitir que os indivíduos caiam em anomia e que o bem comum seja sempre estabelecido, ele pode e deve utilizar do instrumento dialético materialista , visto que o ordenamento jurídico deve estar em constante modificação, com a intenção de que se compreenda as contradições existentes no meio social e que sejam atendidos os anseios da população, os quais estão em constante modificação. Para que isso ocorra é necessário que haja o "debate" a fim de que se encontre o bem comum, tal fato não pode ocorrer nas ágoras tais quais os gregos o faziam, mas sim por meio de um legislativo que capture estas necessidades e de um judiciário atuante.

Gabriela Losnak-1º ano Direito Noturno

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