domingo, 12 de outubro de 2014

                        A ciência dos Utópicos.


        Marx e Engels foram importantes para a história intelectual mundial por contradizerem e cientifizarem pensamentos de importantes filósofos e sociólogos, como o de Hegel., Saint Simon, Owen e etc.
        A teoria do socialismo, por exemplo, já existia com os socialistas utópicos-título atribuído pelo próprio Marx- que acreditavam em uma revolução que viria de cima para baixo, pois o proletariado seria incapaz de "valer-se por sim mesmo". Por outro lado, Marx e Engels acreditavam no contrário, ou seja, a revolução viria das camadas baixas, de um proletariado desfavorecido e à margem do sistema.
        No Brasil, apesar de Marx, irrefutavelmente ser a grande referencia aos partidos verdadeiramente de esquerda, os grandes representantes dessa política não são proletários, muito pelo contrario. Essa classe socialista brasileira é composta por membros que possuem curso superior e fazem parte de uma elite intelectual, contradizendo a teoria Marxista, e, em parte, confirmando a teoria dos socialistas utópicos.
        Apesar de algumas eventuais falhas na construção de prognósticos históricos, é inegável a grande importância no que tange a cientifização do pensamento. 


Victor Borges Dijigow- 1 Ano Direito Noturno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário