segunda-feira, 12 de maio de 2014

Um determinado Durkheim
                     O tema "Fato Social" de Emile Durkheim,refere-se a sociedade como fonte de uma força coercitiva,na qual todos que estão inseridos em um meio social,estarão sujeitos a sofrer reações e consequências do meio em que vivem. Segundo o pensador,não existe  individualidade entre os seres humanos e a sociedade é quem molda o individuo de acordo com sua realidade .
                     De fato,o tema é muito polêmico pois envolve reflexos práticos da sociedade atual,principalmente quando relacionado ao sistema carcerário e os códigos penais de direito.Entretanto,ao meu ver,a teoria de Emile Durkheim apresenta claras influencias das correntes deterministas do século XIX,onde de maneira absurda ,justificava-se o subdesenvolvimento de países tropicais ao clima quente e umido, alegando gerar uma  população mais "preguiçosa" - como relatado na preconceituosa obra "O Cortiço" de Aluisio Azevedo .
                     Em matéria escrita na Carta Capital,observa-se a frase durkheiminiana "Acreditar que não há ligação entre a questão social e o numero de presos em uma pais é acreditar que há mais pessoas propensas ao mal" na qual eu contexto alegando que relacionar o numero de presos em um país somente a questão social,é o mesmo que dizer que todas as pessoas que nascem em favelas violentas,serão bandidos um dia .
                    Talvez,Durkeim tenha sido infeliz em alguns pontos extremistas de sua teoria,afinal,é claro que toda sociedade exerce uma forte influência em seus indivíduos - ate mesmo de maneira inconsciente.Todavia,não é por que tais pessoas vivem em um mesmo meio social,que terão a mesma opinião em debates polêmicos ou a mesma ação social no dia a dia. Um exemplo claro que comprova a crítica ao extremismo de Durkheim e a existência de individualidade entre os seres humanos,é a criação de  irmãos gêmeos,onde apesar de duas pessoas que são cientificamente idênticas e são criadas em uma mesma realidade social - enfrentado os mesmo fatos sociais,a mesma realidade econômica,a mesma família,etc - apresentam diversas diferenças entre si .
                  Portanto, a teoria do "fato social" de Emile Durkheim, apresenta pontos positivos ,principalmente ao defender a influência da sociedade nas ações dos seres humanos,todavia,há de se fazer algumas ressalvas,em especial a visão do autor da inexistência da individualidade humana frente aos conflitos diários da vida .

Guilherme A. A. Dadalto - Direito Noturno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário