domingo, 11 de maio de 2014

Sociedades diferentes

        A Suécia é um país que conta com uma sociedade, desde muito tempo, politizada e "bem educada", em que a maioria tem acesso a educação, saúde e uma vida digna. Com esse tipo de sociedade fica mais fácil fazer com que os presos possam se inserir de novo na sociedade, como pessoas honestas e trabalhadoras e assim começa-se a diminuir a quantidade de detentos.
        O Brasil não tem uma sociedade politizada e muito menos a maioria da população tem acesso às necessidades básicas, mostrando ser difícil aplicar medidas sociais aos presos, pois nem as pessoas que não estão presas não usufruem de medidas sociais.
        Segundo Durkheim as pessoas agem de acordo com os fatos sociais, ou seja,  como cada sociedade se rege para sempre manter seu equilíbrio. Sendo assim, o Brasil dificilmente conseguirá diminuir sua população carcerária por medidas sociais devido ao seu tipo de sociedade, e a sociedade sueca consegue esse feito pelo seu tipo de sociedade "permitir" essa nova inserção na sociedade dos presos.
          Cada sociedade tem suas próprias regras de "sobrevivência", sendo difícil impor ações iguais a todas, pois muitas se desequilibrariam e geraria a anomia.

Amanda Rolim Arruda - 1º ano direito noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário