segunda-feira, 5 de maio de 2014

Pensamentos de Durkheim

               Investir na reabilitação de presos, aplicar penas mais leves a crimes relacionados às drogas e adotar penas alternativas em alguns casos foram às medidas tomadas na Suécia que contribuíram para a diminuição no número de presos no país, levando até ao fechamento de 4 prisões do país. Acredita-se que se adotados esses métodos em outros países a quantidade de presos também seriam reduzidos. E em países com problemas de superlotação nos presídios, como no Brasil, adotar esses conceitos traria muito benéficos para a redução dela.
              Brigas, furtos e uso de drogas são algumas das práticas de frequentadores do Centro Pop, que é uma casa feita para acolher moradores de rua, quando estão nesse.
          Tendo conhecimento desses dois casos diferentes, para se tentar compreendê-los,se usará as ideias de Émile Durkheim como base . O sociólogo defende a ideia de que os indivíduos sofrem coerção pelos fatos sociais, conjunto de atitudes e pensamentos que estão fora dos indivíduos impostos a ele pela sociedade.
              Para ele, é necessário que se observe a sociedade de forma objetiva e fugindo do uso de ideias já formadas. Isso se torna importante, então, para a análise dos dois fatos; fazendo um estudo para o entendimento das causas e consequências da ocorrência deles, além de compreender a função dos dois para a sociedade. Pois para compreender a questão, por exemplo, dos frequentadores do Centro Pop, é preciso analisar o que fez com que a situação chegasse àquelas circunstâncias e em que alteram na vida em sociedade.
               Ele defende também que a explicação tem que ser tida por meio da observação da sociedade e não do individuo. Assim, quando se analisa o caso Centro Pop deve-se analisar a sociedade em seu todo e não apenas aqueles envolvidos diretamente no problema.
               Levando-se em conta a aplicação do método da Suécia que contribuiu para a diminuição do número de presos no país, pode-se pensar na ideia de Durkheim de que os fatos sociais são diferentes de uma cultura para outra e, por isso, suas implicações também. Portanto, precisa-se analisar se todas as medidas tomadas na Suécia iriam ajudar outros países a diminuir a sua quantidade de presos assim como o fez nesse.
               Vale também lembrar que para Émile Durkheim que o crime é normal à sociedade, por haver em todas as sociedades. Anormais são crimes patológicos.

Camila da Silva Teixeira, 1º Ano, Direito Matutino
                           

                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário