segunda-feira, 12 de maio de 2014

Emily Dhurkeim e o estudo sobre a sociedade e o indíviduo.

       Sociólogo francês Emily Durkheim nasceu em 1858, vivendo sob a influência de constantes revoluções que aconteceram no século passado e em seu século Durkheim formulou grandes teorias sociológicas e ficou caracterizado pelo estudo do indivíduo dentro da sociedade moderna.
       Durkheim formulou a teoria de que o indivíduo da sociedade moderna, não mais consegue desvencilhar seu pensamento, do pensamento da sociedade ou de referências sociais que lhe são imposta, ou seja não existe mais um pensamento próprio dentro da sociedade moderna e sim pensamentos que se desenvolvem através de padrões impostos pela sociedade.
            O sociólogo francês estudou o fato social, que seria um fenômeno que é feito contra ou contando com vontade, mas que é feito por um conjunto de ensinamentos sociais. Um exemplo de fato social é o direito que de certa forma, pelo seu complexo de leis e normas, coage o cidadão a agir de certa forma ou não.
        Apesar de seus artigos mais famosos girarem em torno do fato social, Durkheim também estudou as sociedades e as dividiu de duas formas:
Sociedade Mecânica e Sociedade Orgânica claras referências a sociedade primitiva e a sociedade moderna capitalista.
        Portanto, é evidente que Emily Durkheim foi um dos maiores sociólogos do século XIX e XX, e até hoje suas idéias pairam sobre a sociedade e o indivíduo.

Luan Maturano Dutra- 1° ano direito-noturno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário