segunda-feira, 12 de maio de 2014

Émile Durkheim e o fator social

Émile Durkheim trouxe uma opinião à sociedade sobre os crimes e delitos e suas penas. Para o sociólogo, a criminalidade transforma a moral da sociedade e por isso é considerada um fato social.
A influência do meio social na vida de um indivíduo é muito evidente. Podemos exemplificar esse fato, com a parcela da população que se encontra marginalizada, excluída por um sistema opressor. Essa parcela, por não ter nenhuma oportunidade, acaba encontrando no crime a única opção para sobreviver.
Por esse motivo, de nada adianta a construção de presídios para o combate ao crime. Os presos ao cumprirem suas penas, voltam ao mundo com a mesma possibilidade de vencer, ou uma possibilidade ate pior, e inevitavelmente voltam ao crime. As cadeias ao invés de diminuir acabam por aumentar a criminalidade.
Durkheim deixou uma visão de mundo que poderia ser aproveitada para a melhora de nosso país. A partir do momento em que as estatísticas da criminalidade atingem números tão alarmantes, elas se tornam uma ameaça à nação. São necessárias muitas mudanças no sistema carcerário para real mudança nas noticias e estatísticas dos jornais.



Tiago Paes Barbosa Borges – 1º ano, Direito diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário