domingo, 11 de maio de 2014

Coesão social

Durkheim foi muito importante para a sociologia e um dos pensadores que usou métodos científicos para testar suas hipóteses.
Uma das teorias de Durkheim foi à respeito da coesão social e algumas considerações sobre grupos. Grupos mais coesos seriam aqueles permeados por regras "mecânicas", como por exemplo a Igreja Católica e seus seguidores.
Sobre estes grupos, minha opinião seria que eles são muito importantes para a estabilidade da sociedade em geral, e sem eles a mesma estaria um pouco comprometida. Usando por exemplo a própria Igreja, ela ajuda uma boa parcela da população (no caso, a nossa brasileira) à manter morais e costumes saudáveis para a convivência social, com seus sermões, seus mandamentos... Diria até que é importante para a paz do indivíduo com suas melodias e tradições.
Porém hoje sofremos com a grande individualização do homem. Assim, a ideia de um grupo muito coeso pode estar desmoronando, e eu não saberia em minha visão opinar na atual influência dos grupos sociais, eles ainda influenciam, mas não tanto quanto antes;

Nenhum comentário:

Postar um comentário