segunda-feira, 12 de maio de 2014

A influência do Meio Social

O sociólogo francês, Émile Durkheim, ganhou destaque por ter sido o primeiro sociólogo a criar métodos para o estudo da sociologia. Além disso, Durkheim é reconhecido pelo estudo do "Fato Social" que é por ele explicado como uma coerção social à práticas individuais.
Para o sociólogo, as ações individuais são influenciadas pelo meio social em que o indivíduo vive. Por exemplo, em países onde há alto índice de criminalidade, é observado concomitantemente um baixo índice de desenvolvimento da sociedade. E o contrário também é válido.
Portanto, as" patologias sociais" são mais frequentes em sociedade menos desenvolvidas, uma vez que o meio social leva os indivíduos a cometer crimes, por exemplo. Nessa análise de Durkheim, não é possível afirmar que há homens que nasceram para cometer crimes, como é dito por muitos, mas sim que o meio em que o indivíduo vive pode leva-lo a cometer tais crimes.

Gustavo Valente Pompilio - 1º ano Direito diurno.

Um comentário:

  1. "O fator social de Èmile Durkheim precisa ser pensado do ponto de vista do mediocrismo, talvez aí sim resida uma das patologias sociais, não nas sociedades mais desenvolvidas, mas em qualquer sociedade moderna".

    ResponderExcluir