segunda-feira, 12 de maio de 2014

A importância de Durkheim na sociologia contemporânea

Émile Durkheim foi um grande pensador francês compreendido entre os séculos dezenove e vinte. Ficou famoso por adotar o método científico analítico na área de humanas, definindo o objeto da sociologia como sendo o fato social em “As Regras do Método Sociológico”, o qual exerce influência na nossa sociedade independentemente de nossa vontade, definido por Durkheim como “o domínio da sociologia, domínio esse que só compreende um determinado grupo de fenômenos[...]. É um fato social toda a maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coação exterior, ou ainda, que é geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente das suas manifestações individuais”.
Esse ponto de vista entra em conflito direto com a teoria Comtiana, pois Para Comte, o comportamento humano é explicado pela ciência da Física social, em que os fenômenos sociais  são percebidos como os outros fenômenos da natureza, regidos por leis e princípios, surgindo assim o Positivismo, o qual partia do princípio de que os homens deveriam aceitar a ordem existente, determinado que o certo é definir o que a sociedade é, e não o que ela deveria ser.
Assim, o pensamento de Durkheim é o mais utilizado hoje em dia, pois serve para explicar determinados fenômenos contemporâneos como o dos justiceiros, sob o conceito de quem estes não devem ser observados de maneira única, mas avaliado o grupo como um todo e os fatos sociais que levam a tais atos; sendo por isso esse pensador considerado o pai da sociologia.

Gustavo Geniselli da Silva           Direito Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário