domingo, 13 de abril de 2014

POSITIVISMO

A escola Positivista surge baseada da exaustão das tentativas fracassadas do conhecimento teológico e metafísico de explicar os fenômenos naturais e sociais. Ainda com o intuito de aplicar na prática a aprendizagem, pois, sem isso, segundo Augusto Comte, pioneiro deste movimento, de nada adianta o que é colhido.
O método desenvolvido incumbe na caracterização do estudo humano de forma científica e esquematizada. Com isso, utiliza a observação e racionalização dos acontecimentos cotidianos, estipulando uma regra. A partir disso, é analisado o potencial orgânico de evolução da sociedade em questão, para agir de forma correta, com vista em seu desenvolvimento.
O rompimento do isolamento das ciências e uma reforma na educação eram pregados. Um pensamento coletivo era instalado na cabeça das crianças desde cedo, de necessidade de colaboração perante a sociedade e seu bem-estar em comum, que é a grande finalidade, tanto que o bem-estar individual é até deixado um pouco de lado.
Sem os preceitos de justiça e liberdade inclusos, o método se torna uma imposição de ordem geral, sem admissão de quem não se incluísse nessa filosofia. A natural consequência é uma nítida desigualdade social. Muitas pessoas que acabam por exercer trabalhos primordiais para a sociedade, apesar de não ter tanto "status", não são valorizadas como merecem e passam por dificuldades, alguns em condições sub-humanas.
Apesar da importância deste movimento para a melhoria da coletividade, ainda há "peças" desta coletividade que não se beneficiam desta melhoria.

Weber Passos dos Santos    Direto Diurno, Primeiro Ano


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