domingo, 23 de março de 2014

A Procura da Verdade

  René Descartes, filósofo do século XVII, tenta transmitir através de seu livro "Discurso do Método" a busca da verdade através da razão. Na época, o autor encontrava-se descontente para com a forma de ensino da Filosofia tradicional e outros ensinamentos, como o da Astrologia e da Religião. Ao escrever, Descartes tenta popularizar o conceito de verdade e a sua autoridade.
  A ideia central seria conseguir obter um único caminho para compreensão do universo. O método seria crucial para tanto, sendo o mediador entre as formas de pensar. Além disso, este se afasta do modelo habitual da Filosofia e técnicas místicas e espirituais de compreensão do mundo. O objetivo é alcançado por meio da dúvida, pois esta questiona e analisa, selecionando apenas o que é verdadeiro e não pode ser contestado.
  Ele, também, se utiliza da razão e da matemática para se chegar a Deus. Cabe ao Homem escravizar as forças da Natureza e exercer o papel do decifrador dos enigmas da capacidade criativa do Criador. Talvez pareça incomum a relação entre a razão e a fé, e Descartes tenta provar exatamente o contrário, ao dizer que não são divergentes. Para ele, a razão é capaz de levar a fé a consequências últimas. A Ciência seria a responsável por pesquisar a lei responsável pelo engendramento das coisas.
  Crítico e não acomodado aos pensamentos da época, seu legado se estende até os dias atuais. Ainda é contemporânea a indagação da verdade, que esteve presente nos séculos passados, foi estudada por diversos nomes e talvez se estenda até os últimos dias.


Lygia Carniel D'Olivo - 1° Semestre - Direito Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário