domingo, 23 de março de 2014

A importância do questionamento

   Com seus pensamentos René Descartes faz uma ruptura com o modo de pensar convencional, ao apresentar um descontentamento com os modelos de estudo que ele recebera, por serem formas de conhecimento reveladas e pelo fato das outras ciências serem especulativas e possuírem como princípios a filosofia, na qual segundo ele há uma falta de clareza.
   Primeiramente ele passou a duvidar e questionar tudo aquilo que lhe fora ensinado até então, e essa inquietação com a forma de pensar predominante o levou a elaborar um método para interpretar e investigar a infinidade de enigmas, para aumentar gradativamente seu conhecimento.
    Por adição, ao elevar sua sabedoria, o homem deixa de ser escravo do mundo, totalmente submetido ao destino, às forças da natureza, para se tornar capaz de escravizá-lo, ao dominar diversas áreas, como da saúde, dinâmica, inércia, entre outras, se torna capaz de proporcionar melhor qualidade de vida, maior segurança para enfrentar adversidades e ir além de suas condições naturais.
   Descartes foi um pensador revolucionário, que não se contentava com aquilo que lhe diziam ser verdade, seu método inclui a valorização da razão humana (essa racionalidade não foi um rompimento com suas crenças religiosas, para ele, fazer ciência era levar a fé às suas consequências últimas), o questionamento e o estudo de forma fragmentada para facilitar a chegada ao conhecimento e a resolução dos mistérios. Mostrando que onde há muita certeza, também há muita dúvida, pois sempre é possível conhecer o que nos cerca mais à fundo.


Karen Yumi Saito
1° ano - Direito noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário