Conhecido por suas contribuições no âmbito matemático e considerado o pai da filosofia moderna, René Descartes é responsável por revolucionar os estudos epistemológicos através do desenvolvimento do Ceticismo Metodológico, exposto em suas duas obras mais consagradas: “O Discurso sobre o Método” e “Meditações Metafísicas”, sendo essa última também traduzida como “Meditações sobre a Filosofia Primeira”. O método cartesiano consiste em rejeitar todo conhecimento que puder supor a menor dúvida, com o objetivo de criar uma base sólida para as novas teorias e ideias a respeito de determinados fenômenos, que devem ser analisados em ordem crescente de complexidade, a fim de facilitar seus estudos. Por fim, todas as afirmações feitas a respeito desses devem ser revisadas e questionadas para que se tenha certeza de que o verdadeiro conhecimento foi alcançado. Descartes também aponta a razão como elemento essencial para a comprovação da existência humana e para a diferenciação do Homem dos demais animais; critica o método clássico de ensino e sua falta de aplicabilidade e inova ao conciliar razão e religião. Seu extenso legado foi e ainda é responsável pelo desenvolvimento e sistematização das ciências, separadas de qualquer tipo de mistificação. Entretanto, o método de ensino claramente desprezado por Descartes é, atualmente, o mais utilizado e a sociedade contemporânea parece ter perdido a racionalidade tão exacerbada em suas obras. Afinal, a condição de existência nos dias atuais baseia-se na posse, alterando a máxima do filósofo, que se inserido nesse século e nessa realidade talvez concluísse o mesmo, para o "tenho, logo existo".
Este é um espaço para as discussões da disciplina de Sociologia Geral e Jurídica do curso de Direito da UNESP/Franca. É um espaço dedicado à iniciação à "ciência da sociedade". Os textos e visões de mundo aqui presentes não representam a opinião do professor da disciplina e coordenador do blog. Refletem, com efeito, a diversidade de opiniões que devem caracterizar o "fazer científico" e a Universidade. (Coordenação: Prof. Dr. Agnaldo de Sousa Barbosa)
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