domingo, 8 de setembro de 2013


Metodologia Sociológica e a Ação Social Segundo Webber


       Max Webber sociólogo alemão, em seu texto: A metodologia das ciências sociais, trata as ciências sociais - e assim a sociologia - como conhecimento realmente científicos. Webber diferencia as ciências nomológicas, baseado no estudos das leis que regem o mundo ( as ciências exatas e biológicas), e as ciências sociais, que estariam dispostas à a fazer a critica do mundo, a ciência da realidade.
       A metodologia webberiana é de interessante análise, afinal ela trata o sociologia como uma ciência, porém a diferenciando a ciências nomológicas. A leitura crítica da sociedade segundo Webber deve ser baseada no real, com embasamento teórico. Porém a teoria não pode ser o fim da análise e sim o meio. Pois com as leis perdemos a criticidade e riqueza da análise.
       A interessante refletir sobre a visão webberiana sobre a ação social, que ela seria determinada para um sentido e movida por valores. A sociologia deveria compreender que todas as ações sociais, segundo Webber, partem do individuo. Mesmo quando se tratando de organizações coletivas, como o estado, a ação parte do individuo. A ação social parte dos valores individuais sedimentados na sociedade, que são múltiplos. Sendo assim os lideres seriam aqueles que as ações sociais mudariam a história.
      Sendo essa a visão da ação social, Webber descarta a possibilidade de grupos homogêneo,  pois todo e qualquer grupo é formado de indivíduos com diferentes valores. A possibilidade de se falar em um grupo homogêneo de indivíduos faz a analise perder a riqueza de detalhes e a pluralidade do grupo. Desse modo a ação social é uma incógnita ao sociólogo, pois diferente de um movimento de aceleração, ela não pode ser reproduzida para ser analisada, mas vista e na realidade do presente momento.

Giuseppe Cammilleri Falco - Direito Noturno
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário