domingo, 26 de maio de 2013

  Da granja à casa grande

1. Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.
2. Qualquer coisa que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo.

3. Nenhum animal usará roupas.

4. Nenhum animal dormirá em cama.
5. Nenhum animal beberá álcool.
6. Nenhum animal matará outro animal.
7. Todos os animais são iguais.


          Em se tratando do socialismo, podemos ressaltar que seu surgimento (como , pelo menos, uma teoria de organização econômica não necessariamente efetivada)  não se deu forma abrupta, ou seja, instituído por determinados ideais com fundamentações teóricas e/ou empíricas, e sim foi percebida, notada como uma tendência que se dá pela desenvoltura do comportamento das classes durante a história, desde principalmente a era medieval, até os tempos modernos, segundo os fundamentalistas desse pensamento, principalmente Friederich Engels, em sua obra Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico, que será com mais enfoque abordada durante o texto.
          
          Primeiramente, entendamos que antes de Engels outros estudiosos enxergavam uma forma de socialismo, um socialismo primitivo, que mostrava-se pelo fato do início de desavenças entre as classes operárias e burguesas, ou em um linguajar que alude à mesma situação, entre produtores e ociosos. De início acreditava-se ainda que os operários eram incapazes de valerem-se por si mesmos, portanto a solução para seus problemas deveria ser proveniente dos próprios burgueses, convencidos por outrem, no caso, de que melhorar as condições dos trabalhadores refletiria na melhoria desde o campo produtivo até o bem estar social. Porém , toda essa corrente foi posteriormente vista como idealista, sem uma dialética material que a fundamentasse em um verdadeiro e efetivo método para a introdução do socialismo na sociedade.

          Encontrar as entranhas do mundo capitalista e seus segredos (como por exemplo, a mais-valia), e decifrar suas leis históricas funcionariam como métodos para tornar científico e menos utópico o pensamento socialista. Encontrar formas para se caminhar do capitalismo à efetivação do socialismo, pela organização racional (influencia iluminista) do proletariado é que validaria o pensamento do mesmo.

          Alusão requintada é comparar os trabalhadores com bichos e burgueses com seres humanos, bem como fez George Orwell em seu livro "Animal Farm". Nada mais digno do que colocar em situação inicial os trabalhadores em uma condição menos favorecida como bichos presos em uma granja, contra tudo o que andar sobre duas pernas. Após a formulação de seus sete mandamentos (instituição de uma organização racional) tomaram força para combater os humanos (burgueses) e colocarem-se (pelo menos seus líderes) dentro da casa principal da fazenda.

          Porém, após tomar o que representava o poder, estaria o proletariado preparado para efetivar todos seus ideais? Estaria a sociedade sujeita a ter proveito de todos os meios de produção igualmente? Ou os representante trairiam os ideias do movimento revolucionário? Na crítica de Orwell, logo após a queda dos humanos, alterações são feitas nos mandamentos, dentre as quais uma apenas mostra bem que há forte tendência de volta à desigualdade : 7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.


LEONARDO MUSSIN DE FREITAS, DIREITO DIURNO.


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