segunda-feira, 15 de abril de 2013

Dura realidade

Émile Durkhein analisou os fatos da sociedade ou, como ele mesmo chamou, fatos sociais fazendo-se sua caracterização. De acordo com o autor, fatos sociais vêm a mudar o individualismo, não deixando, muitas vezes, que este se expresse. Existem, por exemplo, as confissões religiosas, escolas políticas e literária ou até mesmo corporações profissionais que,  implantam certo modo de pensar e agir na sociedade coercitivamente ou até mesmo através de costumes e tradições.
Pode-se comparar o modo de ver o mundo sob a ótica de Durkhein e Comte, pois ambos focam em como a sociedade se comporta para manter a ordem vigente. Para o positivismo, é necessária a norma como meio de manutenção da ordem, enquanto que Durkhein clama que mesmo através do isolamento e desprezo contra aqueles que atuam diferentemente do que se está preestabelecido pela sociedade, já se é possível estabelecer uma sociedade organizada.
Além disso, ouve-se muito falar, nos mais variados meio de comunicação, sobre o bullying. Èmile analisou esse tipo de comportamento da sociedade no século passado e ele pode ser utilizado para prever o comportamento da sociedade atual. Para o francês, quando o indivíduo comporta-se diferentemente do que a sociedade espera(desde atitudes até mesmo na maneira de se vestir), ela o reprime, mostrando-se que, se existe bullying, é porque existem pessoas fora dos padrões preestabelecidos da sociedade atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário