segunda-feira, 8 de abril de 2013

                        A Relatividade de Comte

        “Amor como princípio, ordem como base e progresso como objetivo". Augusto Comte, precursor da filosofia positiva, por meio do método, desvencilhando-se do abstrato e do metafísico, consolida o estudo da sociedade, almejando estabelecer um conhecimento conciso e concreto acerca da realidade. Para tanto, em sua obra “Curso de Filosofia Positiva”, é possível apreender que o filósofo francês não buscava a descoberta das causas mais íntimas e profundas dos fenômenos – característica da teologia- mas sim das leis que regem os fenômenos, uma vez que caracterizava essas buscas como “insolúveis”.Dessa forma, o conhecimento se construiria através de um acúmulo de observações que apreendessem e tivessem como condição o funcionamento das leis gerais da sociedade.
                                          
Segundo ele, o conhecimento positivo seria antecedido por dois estágios necessários ao amadurecimento das formas de entendimento e explicação do mundo: estágios teológico e metafísico. Comte acreditava que deveríamos partir do real para alcançar descobertas, e pelo fato de os conhecimentos citados terem o abstrato como alicerce,seriam descartáveis.

Pregando um modelo de sociedade organizada, Comte acreditava num padrão social estático no qual existem papeis fixos,e estes papeis promoveriam a marcha rumo a ordem social. Nesse contexto, em que se defende a hierarquização de tarefas, há uma relação entre positivismo e outras correntes de pensamento,tais como o Darwinismo social e ate mesmo o determinismo, presente na escola realista/naturalista.  Desse modo, muitas críticas são direcionadas a filosofia Camtiana, visto que ele defende direta ou indiretamente o fim da mobilidade social, classificando todo e qualquer indivíduo que tente burlar a “ordem” como subversivo. Todavia, é preciso analisar o momento histórico em que a obra foi  escrita para refletir sobre o tema apresentado, uma vez que Comte poderia ter direcionado suas idéias somente para a sociedade burguesa presente na Era da Revolução Industrial. De fato, é possível que haja uma relatividade acerca das ideias propostas por Augusto Comte.



Gustavo Lelles de Menezes                             Direito-noturno




“Amor c



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