segunda-feira, 15 de abril de 2013

A objetificação do fato social


           Émile Durkheim foi um filósofo e sociólogo trabalhando na difícil tarefa de incluir a Sociologia como ciência na universidade em que trabalhava. Diante dessa missão, Durkheim procura desenvolver uma maneira de passar mais credibilidade ao estudo das ciências sociais e encontra uma técnica: tratos os fatos sociais como coisas.                        
            Essa técnica teria o objetivo de criar o afastamento necessário entre cientista e objeto de estudo. Como um homem analisando outro homem não teria grande valor; era importante criar uma maneira de distanciar o analista do analisado, além disso, para o autor, o fenômeno social não tinha diferente natureza dos objetos orgânicos, físicos e químicos.
            Pensado, então, o melhor método de analisar o fato social, Durkheim busca mostrar o que é o fato social em si e chega a conclusão de que é toda maneira de agir determinada por alguma coerção exterior, ou seja, tudo que o homem faz porque a sociedade o compele a fazer, ou ainda algo que ao fazer o homem se sinta envergonhado ou intimidado.

Texto relativo à aula 05
Carolina Paulino Fontenla - Direito diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário