domingo, 14 de abril de 2013

A educação na teoria de Durkheim


As obras “A Divisão do Trabalho  Social”, “O Suicídio”, “As Formas Elementares da Vida Religiosa”, “Educação e Sociologia”, “Educação Moral”, entre tantas outras, foram fundamentais para a construção de uma lógica conceitual voltada ao consenso social de Durkheim.
A educação é parte importante da obra do autor, em que há reflexões voltadas a construção de uma moral coletiva, que seria essencial para a existência da solidariedade orgânica da sociedade. Ele diz que a influencia que os membros de outras gerações exercem e as que um adulto exerce sobre uma criança são diferentes e isto é denominado educação.
Para ele, os homens todos não podem abdicar de uma mesma maneira de vida, assim há aqueles homens de sensibilidade e aqueles de ação.  A educação, por sua vez, assegura a diversidade, permite especializações. As crianças são preparadas para isso quando um adulto exerce sobre ela uma ação com finalidade de desenvolver talentos intelectuais e morais clamados pela sociedade.
Sua teoria, além de caracterizar a educação como um bem social, relaciona as normas sociais e a cultura local diminuindo o valor que as individualidades têm no desenvolvimento coletivo. "Todo o passado da humanidade contribuiu para fazer o conjunto de máximas que dirigem os diferentes modelos de educação, cada uma com as características que lhe são próprias. As sociedades cristãs da Idade Média, por exemplo, não teriam sobrevivido se tivessem dado ao pensamento racional o lugar que lhe é dado atualmente", exemplificou o pensador. 

Texto baseado na teoria de Emile Durkheim
Graziela da Silva Rosa - Direito Noturno

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