Este é um espaço para as discussões da disciplina de Sociologia Geral e Jurídica do curso de Direito da UNESP/Franca. É um espaço dedicado à iniciação à "ciência da sociedade". Os textos e visões de mundo aqui presentes não representam a opinião do professor da disciplina e coordenador do blog. Refletem, com efeito, a diversidade de opiniões que devem caracterizar o "fazer científico" e a Universidade. (Coordenação: Prof. Dr. Agnaldo de Sousa Barbosa)
domingo, 24 de março de 2013
Problemática atual
O filme "Ponto de Mutação" de 1990,trata de expor por meio de três personagens um debate sobre as condições da ciência,política e sociedade daquela época,contudo o debate não é anacrônico.A análise que os personagens fazem sobre os temas é condizente com seu ponto de vista,o político expõe uma visão de mundo pautada nos princípios de Descartes e Bacon o que demonstra a tendência de utilizarmos métodos do passado para obtermos as soluções para os problemas do presente e futuro,mesmo que estes métodos apresentem limitações como diz a cientista.Esta por sua vez apresenta novas formas de buscarmos as soluções,não desconsiderando os antigos intelectuais mas utilizando-os como fonte para que possamos aprimorar nossa sociedade,ciência e política.O poeta mantém-se em uma relação de afinidade com ideias tanto da cientista como do político,sendo um meio termo entre os dois.
O filme trata de uma problemática que se mantém atual,pois quando vemos a utilização da natureza pelo homem,é claramente a ideia de Bacon de "dominar" a natureza para nosso usufruto.Contudo o homem vem falhando através deste pensamento,uma vez que os recursos estão sendo demasiadamente utilizados e pouco preservados.As alternativas de solução são descartadas,utilizando como argumento de serem economicamente inviáveis,isto traduz a relação de que o dinheiro vale mais do que a preservação dos recursos para as gerações futuras.
As mudanças em nossa sociedade estão ocorrendo de maneira muito mais rápida do que ocorriam a cinquenta anos atrás,para isso devemos aprimorar e rever nossos conceitos de maneira igualmente rápida para que as mudanças não se tornem problemas futuros.Enquanto permanecermos utilizando estes métodos limitados e em descompasso com as mudanças da sociedade,estaremos sempre a medicar os problemas em vez de preveni-los.
Renan Rosolem Machado , 1º Ano Direito Diurno
Nenhum comentário:
Postar um comentário