sábado, 9 de março de 2013


A Duvida deve continuar



      O Discurso do Método criado por René Descartes em 1637 inaugurou um novo meio de fazer ciência, questionando a religião, a alquimia, a magia, a astrologia, o Renascimento Urbano e Cultural, e a filosofia. Descrente por tais formas de conhecimento hegemônicas da época, o método cartesiano é antropocêntrico e principalmente racional.
       O método é sustentado por 4 regras, que desenvolvem o conhecimento cientifico e contrapõem os dogmas antigos. Primeira: a duvida, apenas desconstruindo antigas verdades que podemos criar novas. Duvidando assim das antigas verdades filosóficas clássicas que apenas comtemplavam a realidade e não as entendiam racionalmente. Segunda: a fragmentação do saber, estudar apenas a parte que interessa para  aprofundar-se. Criticando os antigos cientistas do renascimento, que estudando varias áreas não desenvolveram conhecimento aprofundado e funcional. Terceira: guiar o conhecimento do simples ao complexo, propondo a acumulação do conhecimento cientifico . Quarta: analisar a parte estudada com o contexto em que se estuda, fazer o conhecimento funcional para a o bem estar humano.
       Hoje é possível ver reflexos do método proposto por Descartes. O racionalismo foi intensificado, que leva ,hoje, a uma crise na igreja ocidental. Apesar de Descartes não contestar a existência de deus, e sim racionalizar deus com a ideia de que o humano é racional, pois apenas ''Alguém'' (deus) mais racional que o próprio homem pode nos criar, além de dizer que a busca da verdade é um modo de aproximar-se  de deus.
       O método propõe a fragmentação, a geometrização, e o funcionalismo do conhecimento. O que formou hoje cientistas extremante especialistas, em determinadas áreas, e a valorização das ciências exatas. Consequentemente a quarta regra perdeu-se, sendo hoje a ciência criada pela e para a elite, e esta é a única que tem acesso à ciência.
       A duvida deve continuar, para que a ciência continue se desenvolvendo e  acumulando-se, buscando o bem estar de todos os humanos.

Giuseppe Cammilleri Falco - 1° ano Direito, noturno
      
      
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário