sábado, 13 de outubro de 2012

October

A partir de uma interpretação de Max Weber, a burocracia é a medida de racionalidade de um Estado. Quanto mais burocrático for, mais racional é. Por que isso ? Trata-se de colocar a burocracia como um filtro que vai separando o o joio do trigo, o suco do bagaço, das ações que envolvem terceiros e o Estado.

Os interesses pessoais são deixados de lado quando o assunto é burocrático. Se necessito de uma licença ambiental para a construção de um prédio que vai abrigar toneladas e mais toneladas de aço, um material indispensável para industrias e construção civil, além de outros, não irá fazer diferença ter ou não conhecidos dentro da secretaria municipal do meio ambiente, tendo em vista que a burocracia engessa o sistema para seja dificultada (teoricamente) trocas de favores e excesso de camaradagem valendo-se do meio estatal.

Contudo, ainda sim burlam a burocracia para favorecimento próprio. Apesar disso, seu objetivo tem sido atingido: tornar os assuntos menos pessoais e mais profissionais, levando em consideração o que importa para o todo, e não para apenas uma pessoa. E a partir do Estado burocrático, a burocracia e a separação do pessoal do profissional, do total será como ainda canta Bono Vox em "October": "October and kingdoms rise, and kingdoms fall, but you go on, and on."  

Nenhum comentário:

Postar um comentário