segunda-feira, 22 de outubro de 2012

2pac ainda atual


A partir e uma interpretação de Weber, é possível notar que há avaliação histórica e como isso acaba influenciando o direito.
Com o fim da sociedade estamental, findou-se os privilégios da classe detentora de bens, de terras, "os donos do poder". Contudo, criaram-se meios para manter a vantagem das classes dominantes. Houve a debilitação do direito quanto a justiça não ligada a direitos materiais, sendo contrariada pelo judiciário que se importa mais com o material do que com o justo.
Um vago exemplo, as cotas. Durante muito tempo os negros foram objetos de exploração, não tendo direito a nada. Com o fim da escravidão, não se inseriram na sociedade. Não sem lutas. Tiveram que derrubar o tal senso material comum, aquele no qual apenas o dinheiro importava, para poder ver-se inseridos em uma sociedade desigual. Ao passar do tempo e com conquistas notáveis, chegaram a faculdade. Apesar disso, precisaram de ajudar para tentar sanar as diferenças financeiras que envolviam eles, os negros e, apesar de não serem incluídos nas cotas chamadas "raciais", os brancos pobres, e os brancos que detinham poderes econômicos. Ainda assim, podem espelhar-se em 2pac em "Changes", quando ele diz "I see no changes. All I see is racist faces."
 É necessário um direito levemente mais material formal, pois é preciso que tenhamos, todos, as mesmas oportunidades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário