Este é um espaço para as discussões da disciplina de Sociologia Geral e Jurídica do curso de Direito da UNESP/Franca. É um espaço dedicado à iniciação à "ciência da sociedade". Os textos e visões de mundo aqui presentes não representam a opinião do professor da disciplina e coordenador do blog. Refletem, com efeito, a diversidade de opiniões que devem caracterizar o "fazer científico" e a Universidade. (Coordenação: Prof. Dr. Agnaldo de Sousa Barbosa)
segunda-feira, 17 de setembro de 2012
No filme "Código de Conduta", o protagonista Clyde usa toda sua força e habilidade para promover sua justiça, a qual na verdade mais seria uma vingança. Diante de um sentimento de impunidade no julgamento do assassinato de sua família, Clyde resolve fazer justiça com as próprias mãos e quebrar o sistema judiciário vigente, pois o vê como ineficaz.
Essa trama remete à situação vigente. Seria justo um abrandamento da pena visando a ressocialização do réu? Como tratar o sentimento das vítimas de impunidade? O Direito Restitutivo é eficaz quanto ao ìndice de crimilnalidade?
Certamente, essas questões sempre levantarão discussões, visto que o conceito de justiça é particular a cada indivíduo. Entretanto, a mera proporcionalidade matemática não é suficiente para resolver as questões do Direito, senão a simples Lei de Talião seria a solução para todos os problemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário